ANA PAULA AZEVEDO DE AVIZ - CRT 46305
Terapeuta Holística

COMO É IMPORTANTE EXPRESSAR AS OPINIÕES

Postado por ANA PAULA AZEVEDO DE AVIZ (46305) em 26/03/2011 às 17:15
Novidades >>

Deixando de falar o que pensa fará com que as pessoas deixe de conhecê-lo. Expressando suas idéias e pensamentos, permitirá que os outros o conheça. É importante estar atento à conversa para colocar as palavras certas na hora certa. Algumas pessoas preferem não falar em um momento de explosão. Neste caso, o mais sensato é utilizar a inteligência emocional e esperar os ânimos se acalmarem para depois falar do assunto. A cautela é muito bem-vinda e expressa sabedoria em analisar as situações.

Deixar de se expressar é omitir-se perante a vida, além de gerar danos à saúde, como por exemplo, o estresse. Algumas vezes, as expressões da comunicação - faladas ou escritas - acabam sendo utilizadas de forma inadequada, mesmo assim é importante expressar-se, pois só dessa forma será possível perceber as falhas, que resultarão em um processo de aprendizagem.

Entre tantas dificuldades em não se expressar é difícil tornar-se íntimo de uma pessoa que guarda as opiniões para si, pois com o pé atrás, o outro não sabe até onde pode seguir. É importante despertar confiança e ética nos diálogos e aprender a distinguir os momentos de perceber o que é público e privado nas relações. As falhas na comunicação geram frustrações e ansiedades, que precisam ser vistas e revistas sempre por meio de uma análise ou de uma auto-análise.

O medo da exposição sempre tem escondido uma situação mal resolvida, repressão, incompreensão nos relacionamentos e relações complementares, seja no ambiente familiar, afetivo ou social. Por isso vale ressaltar a importância de colocar as palavras certas na hora certa, assim como saber ouvir.

Deixar de dizer o que pensa causa tensão e estresse, o discurso fica comprometido, a pessoa sente-se oprimida, que tudo e todos estão contra ela, perde o foco, se desorganiza, apresenta sintomas relacionados a somatização, sente como se estivesse em um túnel sem direção, percorrendo uma via única, quando na verdade deveria restabelecer novos relacionamento e contatos.

Quando o ser humano deixa de se expressar podem surgir sentimentos como culpa, raiva e medo, que estão interligados com as emoções que são desencadeadas pelos pensamentos, atos e omissões. Essas falhas ocasionam agressividade e irritabilidade e levam a pessoa à depressão e isolamento, que é uma forma de mostrar ao ambiente externo que necessita de cuidado.

A falta de aprendizagem para lidar com esses sentimentos desencadeia ataques verbais e físicos, o que demonstra que o individuo está com dificuldade em lidar com as frustrações, com os limites em relação à crise em que se encontra e pouco equilíbrio emocional para tratar as situações inesperadas. Os sentimentos de explosão ou depressão são ruins e devem ser tratados.

Vale uma dica, quando isto acontecer o ideal é procurar auxilio profissional. A psicoterapia é de extrema importância para que possa, com ajuda do profissional, buscar a solução do problema

Aprender a comunicar-se é uma arte da qual requer auxílio, espontaneidade e criatividade para favorecer o crescimento pessoal e profissional.

Voltar